Wednesday, December 25, 2013

A Fadinha Contadora de Histórias para os professores



Com o texto da Fadinha Contadora de Histórias da postagem anterior, podemos desenvolver diversas atividades.

Como?

. Leia o texto para os seus alunos e peça que imaginem como seria a fada da história. Deixe que cada um se expresse  livremente; construindo uma produção de texto, desenhando, criando com materiais disponíveis em sala de aula, pintando em tela, usando recorte e colagem,...
Os alunos, com certeza, buscarão várias formas para mostrar como imaginaram a fada.

. Reserve um momento em sala de aula para discutir sobre o texto.

. Deixe que reescrevam a história, você vai perceber que cada um tem olhar diferente.

.  Confeccione algumas rosas com os alunos e deixe que eles distribuam pela escola. Combine algumas regras: peça que observem a reação das pessoas quando receberem a rosa e o que elas comentaram. 
. Avalie essas reações e comentários com os alunos, distribuindo entre eles carinhas com expressões: triste, alegre, zangado e emocionado.
Caro professor, você se surpreenderá com essa avaliação.

. Converse sobre os valores humanos. Hoje em dia cultivar bons valores é importantíssimo para o crescimento e amadurecimento dessas crianças.

. Sugestão de Questões de Múltipla Escolha:

Assinale a alternativa correta para cada questão:

1- Podemos afirmar que a fada:

a) não gostava dos humanos.

b) não conhecia os humanos.

c) conhecia muitos humanos.

d) gostava muito dos humanos.

2- A palavra dissabores significa:

a) desgostos.

b) prazeres.

c) distrações.

d) vantagens.

3- A fadinha poderia:

a) dizer que não gostava dos humanos.

b) interferir na vida dos humanos.

c) contar histórias para os humanos.

d) dizer que era uma fada.

4- No final dos eventos, a fadinha distribuía:

a) uma história para cada espectador.

b) uma rosa para cada espectador.

c) doces para as crianças.

d) livros para as crianças.

5- A fadinha estabelece uma comparação entre:

a) os humanos e as fadas.

b) as histórias e os ensinamentos.

c) o ato de ofertar uma rosa e o ato de contar uma história.

d) o número de espectadores e o número de histórias.

* As questões acima são apenas sugestões. Caro professor, crie outras questões de acordo com a faixa etária de sua turma.

. Existe um modo bem simples de confeccionar um quebra-cabeça com qualquer gravura. É só marcar as dobras e, por último, recortar seguindo os vincos.
Siga as instruções:

1- Dobre a figura em quatro partes, formando uma cruz.

2- Levante a margem inferior da folha até encostá-la ao vinco horizontal, e marque uma
nova dobra.

3- Repita a operação com a margem superior.

4- Faça o mesmo com as laterais da folha: dobre-as de modo que as margens toquem a

linha vertical da cruz inicial.

5- Agora, é só recortar as dezesseis partes que ficaram demarcadas, e se divertir

tentando reconstruir a figura.

* Para a atividade anterior, deixe que seus alunos desenhem a fada no papel A4. Peça que façam um colorido na imagem que desenharam e depois sigam as instruções da dobradura para a montagem do quebra-cabeça.



. A visita da fadinha

 Construa uma fada com a participação dos alunos. Deixe que cada um leve a fada para a casa. Quando a trouxerem de volta para a escola, pergunte como foi a reação da família ao vê-la. Ou  envie um bilhete à família junto com a fada, pedindo que uma pessoa da família, escreva qual foi a atitude do aluno quando apresentou a fadinha, o que ele disse, se contou a história, etc.

. Faça uma exposição com todos os trabalhos produzidos pelos alunos. 
Crie momentos divertidos e diferentes com os seus alunos!
A leitura é o caminho!!!

Caso realize algumas de nossas sugestões, envie-nos um email contando como as atividades foram desenvolvidas. Tire fotos para enriquecer o seu trabalho!
luhddd@gmail.com

Mais histórias e atividades estão chegando...
Volte para conferir!!!

Lucia & Sisi

2 comentários:

  1. Bom dia, Lucia e Sisi!

    Aqui estou eu, Caetano Augusto Petrarca dos Anjos, para dizer que adorei as atividades! Embora eu não seja professor, sou contador de histórias e, certamente, irei utilizá-las nas minhas apresentações.
    Desejo-lhes sucesso!!! Recebam um caloroso abraço do amigo Caetano.

    ReplyDelete
  2. Lucia,
    Sou eu, o Caetano... Eu vim agradecer a visita e a atenção que você dirigiu a mim no "Paixão". Você é muito gentil. Responda-me: a fadinha é comprometida?
    Ela se parece muito com a minha amada, e ficou ainda mais linda com o cabelo dourado contrastando com o cenário vermelho. Não conte à Sisi Marques que eu estive aqui. Ela se zangou ontem. Disse que o meu lugar era no "Paixão". Nós discutimos. Eu disse a ela que eu voltaria aqui quantas vezes eu quisesse. Ela não confia em mim. Receia que eu cometa alguma indelicadeza. Mas eu voltarei certamente. Um abraço

    ReplyDelete

Obrigada por comentar! Volte sempre!!!!

 

Histórias de Lu & Teca Arte Visual Amanda Layouts www.amandalayouts.com